Vocês sabiam que durante o período de férias escolares as doações de leite materno caem aproximadamente 20%? A informação é da Secretária de Estado da Saúde de São Paulo. Com isso em mente a campanha de Baby Dove, Seu Leite Pode Salvar Vidas, lançada em maio deste ano, em parceria com a Uber e o Hospital Maternidade Leonor Mendes de Barros, tem o objetivo de dar visibilidade a uma questão social atual e aumentar o número de mulheres que doam leite materno. A proposta é criar uma corrente de mães reais que ajudam outras mães e incentivam as doações aos bebês prematuros, inclusive, em períodos críticos como a época de férias.
A Uber juntou-se ao projeto como facilitadora do transporte até os bancos de leite selecionados – ao todo, são 11 na capital paulistana. A mãe, ou pessoa destacada por ela, que for realizar a doação poderá contar com um desconto de até R$ 15 na ida e até R$ 15 na volta da viagem pelo aplicativo. Para ter acesso, a doadora deve adicionar na seção pagamentos o código promocional: DOELEITEMATERNO e finalizar o pedido. O total de descontos disponíveis é limitado, mas a expectativa é que atenda as viagens até o fim de julho e melhore o número de doações nos principais bancos da cidade.
Para potencializar a campanha, Baby Dove também criou o site doeleitematerno.com.br – na plataforma online as mães podem se informar sobre as doações, conhecer histórias reais e trocar experiências com outras doadoras. Além disso, o projeto apresenta um vídeo tutorial onde a especialista em doação de leite materno, Renata Giesta, conta o processo para a doação dividido em quatro etapas: higienização, extração, armazenamento e entrega ao Banco de Leite, que tem a ajuda do aplicativo.