Em nossa última ida a Campos do Jordão conhecemos um restaurante muito legal para ir com crianças. É o Dona Chica, um restaurante que fica dentro do Horto Florestal (mais a frente faço um post para falar sobre esse programa especificamente), mas voltando ao Dona Chica, o cardápio e ambiente por si só já seriam motivo suficiente para conhecer o espaço.
O cardápio segue a filosofia do movimento Slow Food e entre as vertentes está a valorização dos produtores regionais, então os alimentos são produzidos com ingredientes típicos da Serra da Mantiqueira. Nós provamos e aprovamos o bolinho de javaporco e a Paella da Montanha, prato vencedor de um festival gastronômico de São Paulo, com truta, arroz preto piagüí, cogumelos, pinhão, linguiça de fumeiro e ervilhas frescas. Deliciosos!
O restaurante se diz sustentável e dentre suas preocupações está a tentativa de interferir minimamente no ambiente ao entorno, respeitando as características naturais do Horto Florestal. Logo na entrada ele já avisa que não possuí wi-fi e que a intenção é que seus clientes conversem entre si. Com ambiente rústico, mas cheio de bom gosto, está localizado em uma área ampla e conta com redes, espaços com fogueiras (os dias de frio são frequentes), além de canteiros com hortas e um maravilhoso parquinho infantil.
O parquinho tem brinquedos feitos com pneus, como camas elásticas e gangorras, madeira (pernas de pau) e cordas para pular, além de uma pequena biblioteca/espaço de contação de estórias. Convidando as crianças para uma brincadeira saudável. Se elas forem maiorzinhas podem ficar tranquilas brincando no parquinho enquanto os pais comem as entradas, conversam e bebem um delicioso drink ou cerveja.
Leia também: