(Post originalmente escrito em 12 de abril de 2017)
Deixar de ser filho único não deve ser fácil, uma dica que vou dar aqui para trazer mais envolvimento e menos ciúmes nesse momento é o presente do irmão e para o irmão. Eu, como sou caçula, nunca passei por essa experiência, mas tentei amenizar ao máximo as mudanças para o meu mais velho. Quando o bebê nasce todo mundo leva presentes para a maternidade ou na primeira visita em casa. Para não gerar tanto ciúmes, já fui falando para ele um tempo antes que isso acontecia, fui mostrando os presentes que o Enrico já estava ganhando da família e de amigos e mostrei também roupinhas e brinquedinhos que ele próprio ganhou quando nasceu. Na hora “h” não teve nenhum drama até porque muita gente levou presente para o mais velho também e o parabenizou por ter se tornado o segundo homem da casa, depois do papai.
Para envolvê-lo ainda mais no nascimento do irmão, eu sugeri que ele pedisse algo que gostaria que o irmão trouxesse de presente para ele. Luca escolheu uma fantasia do Super Homem, pois estava prestes a completar quatro anos e no auge da paixão por super heróis. O presente também acabou tendo tudo a ver com o momento dele, de superirmão!
Também falei para ele escolher um presente para dar para o irmão no primeiro dia. Como todo irmão mais novo – ainda mais do mesmo sexo – 90% do guarda-roupa do Enrico era originalmente do Luca e, apesar de eu já ter várias roupinhas de linho para a maternidade queria uma que fosse DELE e sugeri que esse fosse o presente: a roupa do primeiro dia. Luca adorou e foi comigo escolher. Ficou todo feliz e escolheu uma roupinha linda!
O presente que ele ia dar para o irmão eu disse que teria que entrar na mala da maternidade já que era a primeira roupinha que o bebê ia usar, mas o presente que o bebê ia trazer para o Luca viria junto com ele. Comprei a fantasia, guardei o pacote e quando Enrico nasceu, Luca foi levado à maternidade pela avó materna. Chegou quando o parto estava acontecendo e viu o Enrico já no quarto. Quando meu marido separou a roupinha para o Enrico vestir, falou para a enfermeira que junto estava a sacola de presente que deveria ser colocada embaixo do bercinho do bebê. A enfermeira entrou no quarto, Enrico vestia o presente do irmão e trazia embaixo do seu bercinho uma sacola para o Luca. Ela perguntou se o Luca era o irmão mais velho, pediu que ele se sentasse e colocou o Enrico no colo dele. Ele foi o primeiro a segurar o bebê depois de mim e do pai na sala de parto. Ficou todo orgulho e achou o máximo quando viu que o irmão tinha trazido o presente que ele queria. No dia seguinte, quis vestir a fantasia para ir à maternidade e segurou o irmão no colo de novo. Depois disso, todo dia segurava o irmão cheio de orgulho! Ele gostou tanto do presente que o irmão trouxe para ele que no ano seguinte pediu para o Papai Noel trazer uma fantasia igual para o Enrico!
Essa foto é do primeiro dia, quando ele pegou o irmão (com a roupinha que ele deu) no colo pela primeira vez
Foto do segundo dia, com a fantasia de super homem que ganhou do irmão
Leia também:
Dica de livro: O Pote Vazio
10 ideias de cabideiro DIY para quarto infantil
Maternidade Real: Mãe x Criança
Animação em Lego: Casamento
Filmes escondidos no Prime Video: “Um Monstro em Paris”
Frase sobre maternidade: lar ou casa?
Dia dos Namorados: 10 ideias de fotos em família
TBT: dica para a troca de fralda de um menino
Livros infantis para conversar sobre racismo com os filhos
Festa Junina: 10 ideias de decoração para fazer em casa
Filmes escondidos no Prime Video: “Mais do que uma peça”
Receita de yakissoba prático e delicioso
Dez dicas de decoração DIY com contact
Dez dicas de gentilezas para aplicar com uma mãe no pós-parto
Bouncer: a cadeirinha infantil que é um sucesso
Almofada para amamentação estampada
Faber-Castell decreta fim da cor de pele
Privada aberta nunca mais!